segunda-feira, 17 de outubro de 2011

A Leitura de Jogo

Embora já tenha conseguido colocar a jogar os guarda-redes fora da área, noto que as suas leituras do jogo ainda não são as mais correctas. Após ter reflectido sobre o assunto, encontro alguns factos que podem ter ou estão a influenciar negativamente este aspecto.

O primeiro, muito derivado à necessidade dos resultados desportivos rápidos, incorri no erro de lhes dar estímulos auditivos nos momentos chave em que deviam atacar a bola etc. Com o tempo fui retirando o estímulo e a capacidade de saber o quando ter que actuar demorou a ser assimilada.

Os microciclos são organizados sempre com recriações de situações de jogo devidamente condicionadas. Neste aspecto eles mostram-se competentes nas suas acções. O maior problema prende-se com os jogos com a restante equipa. Como o clube tem muitas equipas e apenas 1 campo para treinar, a maioria das equipas treinam apenas em meio campo. Em meio campo o jogo torna-se mais compacto, temos por vezes a linha defensiva a jogar em cima da pequena área, não existem bolas nas costas da defesa, nem existem situações de 1x0+GR, etc. Este será o principal retardador da capacidade de ler o jogo por parte dos meus guarda-redes?

Aguardo opiniões e/ou propostas
Abraço e bons treinos

Nenhum comentário:

Postar um comentário