sexta-feira, 8 de abril de 2011

Guarda-Redes no Futebol

  • GUARDA-REDES no futebol obedece regras diferentes das dos outros jogadores. O seu objectivo é impedir que a bola entre na baliza da sua equipa. Para isso, pode usar qualquer parte do corpo, inclusive as mãos (o que é proibido aos outros jogadores), mas este uso é restrito a uma área marcada á volta da baliza;
  • Apesar disso, o GUARDA-REDES não pode segurar uma bola que, de propósito, seja recuada por algum jogador de sua equipa, caso este não utilize o peito ou a cabeça para recuá-la. Se o fizer, o árbitro marcará falta (livre indirecto), e o jogador adversário deverá cobrar a falta no local onde o guarda-redes pôs a mão na bola;
  • Fora da grande área, os GUARDA-REDES  têm as mesmas restrições que os jogadores de campo, mas também são "protegidos"do contacto com os adversários dentro da pequena área.
  • GUARDA-REDES, em geral, submete-se a um treino mais intenso do que o dos outros jogadores - e com um treinador específico -, pois precisa de ter muito mais atenção, rapidez e elasticidade que os outros jogadores;
  • As responsabilidades dos GUARDA-REDES são:
- Impedir que a bola entre na sua baliza;
- Bater pontapés livres perto da sua baliza e bater pontapés de baliza;
- Organizar a defesa nas bolas paradas defensivas, tais como pontapés livres e cantos. No caso dos pontapés livres o GUARDA-REDES deve escolher um número de jogadores (normalmente defesas) para a barreira defensiva, a barreira serve para bloquear os remates à baliza. Ocasionalmente, os GUARDA-REDES podem optar por dispensar a barreira.  



  • Os GUARDA-REDES não são obrigados a permanecer dentro da  grande área, podem envolver-se no jogo em qualquer parte do campo, e é comum terem que jogar como libero em algumas situações. O GUARDA-REDES com um lançamento com a mão a longa distância ou remates de longa distância podem ser capazes de criar rapidamente um contra-ataque para a sua equipa e gerar oportunidades de golo a partir de situações defensivas.
    Alguns GUARDA-REDES marcam golos, isto ocorre mais comummente quando um GUARDA-REDES corre para o lado oposto do campo para dar a sua equipa uma vantagem numérica. 
    Essa corrida é arriscado, já que deixa a balza do GUARDA-REDES desprotegida. Como tal, é normalmente feito somente no final de um jogo em lances de bola parada, onde as consequências da pontuação superam os de sofrer um golo.  Como os GUARDA-REDES, em geral, são altos, muitas vezes mais alto do que todos os jogadores de linha, eles podem ser bem sucedidos nos cabeceamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário